A Granja do Carlos mantêm a tradição da família na criação de Gir PO, primando acima de tudo pela seleção de Gado Gir com raça, aprimorando sempre sua cadeia produtiva: na fertilidade, carne, leite, rusticidade, porte, docilidade, longividade e beleza, sem jamais abrir mão da padronização e da caracterização racial, que é seu conceito primordial.

A Granja do Carlos mantêm um rebanho de aproximadamente quinhentos animais da raça Gir de excelente padronização, uma seleção séria e com a responsabilidade de aprimorar o que há de melhor dentro da raça. Procurando sempre melhorar algo a mais, não admitindo de forma alguma a troca ou a perda do que já está pronto, porque isto sem dúvida é a soma de centenas de anos e de vidas daqueles mestres do passado, que viviam para selecionar e somar. Jamais pode fazer experimento em cima desta genética que sem dúvida é uma das poucas existentes.

Dos erros e acertos de alguns criadores do passado, conclui-se que a seleção sem raça é como uma viagem sem estrada, garantindo no futuro, o fracasso. Muitos se perderam, deixando se influenciar pelo modismo e, nos seus anseios financeiros e momentâneos, na busca por uma só característica colheu resultados só no presente, não chegando a lugar algum.

Prova disso que mesmo aqueles que focaliza os cruzamentos, sempre tem que voltar na base, que é a raça realmente pura. Imaginem, se alguém não preservá-la?